© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de julho de 2025: Querida Tia de Valérie Perrin, Editorial Presença, 2024.

Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Dia Internacional das Espécies Autóctones

Para comemorar o Dia Internacional das Espécies Autóctones, os alunos dos 5.º, 6.º e 8.º anos deslocaram-se até a Mata do Carrascal e plantaram mais algumas árvores, dando continuidade a uma atividade que se tornou já uma tradição na nossa escola e tem contado com a indispensável colaboração da Engenheira Florestal da CMA, Isabel Pimentel.

 Este ano a escolha recaiu no medronheiro, não só por ser uma planta nativa da região, mas também por conseguir sobreviver em solos pedregosos e com baixa pluviosidade.

Depois duma pequena conversa de sensibilização para a importância da preservação das espécies autóctones, procedeu-se à plantação de alguns exemplares e, como a falta de chuva deixou o solo endurecido, o Vice-Presidente da CMA, que fez questão de nos acompanhar, também deu uma ajudinha nessa tarefa.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de fazer um percurso pedonal que circunda a Mata e puderam observar as várias espécies aí existentes (carvalho-cerquinho, azinheiras, sobreiro, medronheiro, oliveiras, zambujeiro, entre outras) e comprovar o sucesso das plantações feitas por eles no ano anterior.

A atividade terminou com um pouco de diversão no circuito de manutenção e, no regresso à escola, era visível a satisfação dos alunos por terem desfrutado de um ambiente diferente e terem contribuído para a manutenção e preservação deste local de grande valor ambiental e paisagístico.

                                                                                               A prof. Celestina Silva