© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de julho de 2025: Querida Tia de Valérie Perrin, Editorial Presença, 2024.

Laços Azuis assinalam o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

    O Agrupamento de Escolas de Alvaiázere aliou-se, pelo terceiro ano consecutivo, à CPCJ e à Câmara Municipal de Alvaiázere para assinalar abril enquanto "Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância". 

    O Laço Azul é o símbolo desta iniciativa e pretende consciencializar para a problemática dos maus-tratos na infância, alertando para a prevenção do abuso infantil e para a promoção do exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal, física e psicológica.

      Esta campanha teve início na Virgínia, nos Estados Unidos, quando uma avó, Bonnie Finney, perdeu os dois netos, vítimas de violência. Para expressar a sua dor e revolta, esta avó amarrou uma fita azul à antena do seu carro com o objetivo de chamar a atenção para aquela tragédia. O azul simbolizava a cor das lesões e servia como um lembrete para a luta na proteção das crianças e jovens contra os maus-tratos. 

      Assim, os alunos, professores e educadores do nosso agrupamento elaboraram um total de quinze laços azuis que se encontram agora a decorar as ruas do concelho, procurando-se desta forma alertar para este tema tão importante.