© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de julho de 2025: Querida Tia de Valérie Perrin, Editorial Presença, 2024.

12 º B apresenta projeto “Da Conferência de Paris ao conflito israelo-palestiniano” ao 9º ano

No dia 19 de novembro, a turma B do 12.º ano apresentou, na Biblioteca da Escola Básica de Alvaiázere, uma recriação, intitulada “Da Conferência de Paris ao Conflito israelo-palestiniano”. Com preparação em História A, as figuras principais da Conferência de Paris - Presidente Wilson dos Estados Unidos; Loyd George, Vittorio Orlando e Clemenceau, respetivamente, primeiros ministros da Inglaterra, Itália e França, debateram as condições da paz.  Num segundo momento, os alemães concordaram em assinar o Tratado de Versalhes, sob protesto. Na cena 3, houve espaço para um diálogo entre Afonso Costa e um combatente sobre a diminuta indemnização de guerra atribuída a Portugal, cerca de mil milhões de marcos ouro.

Na parte final  estabeleceu-se  uma relação entre as deficiências da paz de Paris e as guerras posteriores: 2ª Guerra Mundial  pelo aproveitamento hitleriano do diktat e humilhação de Versalhes; nos Balcãs [Eslovénia, Croácia, Kosovo e Bósnia Herzegovina] por não ter sido respeitado princípio wilsoniano das nacionalidades e, por fim, o conflito israelo-palestiniano, cuja raiz remonta ao sentimento de traição entre árabes por incumprimento do acordo McMahon-Hussein [1915-1916], no qual a Inglaterra prometia a formação de um reino árabe alargado, ao qual se associava o futuro da Palestina.

A atividade, de muito nível no seu todo contou com um fundo visual, cujas imagens foram tratadas em Aplicações Informáticas (API) e terminou com a poemas de Fernando Pessoa, sobre a guerra, selecionados no âmbito da disciplina de Português.

O público esteve atento e interagiu, participando em vários momentos da atividade.