© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de julho de 2025: Querida Tia de Valérie Perrin, Editorial Presença, 2024.

Peça de teatro “A Família e a Revolução” e poemas alusivos ao contexto histórico do 25 de abril na Escola Básica e Secundária Dr. Manuel R. Ferreira

No contexto das comemorações do cinquentenário da Revolução do 25 de Abril, um texto da autoria do professor Henrique Lopes, encenado em História com o apoio do Coordenador do Clube de Teatro, João Caetano, proporcionou uma experiência da época aos alunos do 9º B e 11º B que representaram e ao público – 9º A e 7º A, que assistiu à peça numa sala do 1º piso do Pavilhão Gimnodesportivo, no dia 3 de junho.

O namoro à antiga, com a apertada vigilância da sogra, não impediu a gravidez e o casamento apressado. Os noivos foram viver numa casa velha, sem casa de banho e com o frio a entrar pelo telhado.

À notícia da Revolução, seguiu-se o regresso dos retornados, com o encontro inicial em Lisboa para receber os apoios do IARN (Instituto de apoio ao Retorno de Nacionais). O reencontro com a família, cá na terra foi momento de grande alegria, no qual se saboreou uma bela merenda. Pelo meio, uma agradável conversa deu para perceber as diferenças na vida das crianças de um lado e do outro, com vantagem para as de lá, com muita brincadeira e idas ao cinema.

No 1º dia de aulas numa escola primária de Alvaiázere, uns e outros levaram umas valentes reguadas, aplicadas, após ditado, por uma professora rigorosa. Afinal, as mudanças não foram totais.

Às eleições para a Constituinte com a sua elevada adesão seguiu-se em tempo recente a visita às pegadas dos dinossáurios. Por fim, os resultados das eleições legislativas de 10 de março de 2024 foram o mote para uma animada conversa de família ao jantar sobre os resultados eleitorais.

A atividade interdisciplinar terminou com a declamação de poemas alusivos ao 25 de Abril, cuja declamação foi preparada nas aulas de Português.