© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de julho de 2025: Querida Tia de Valérie Perrin, Editorial Presença, 2024.

A Inclusão pela Cidadania no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e CACI

Ao longo do ano letivo 2023/2024 e no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania, os alunos do 12.º ano desenvolveram em parceria com o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Alvaiázere, com quem o Agrupamento de Escolas mantém um protocolo de colaboração, um projeto denominado Oficina de informática, leitura/escrita. Trata-se de um projeto dinamizado pelos alunos do 12.ºano, sob a responsabilidade da Diretora de Turma e que contou com a colaboração e envolvimento das docentes de Português e Aplicações Informáticas da turma, enquadrado nos domínios de Cidadania: Direitos Humanos, Igualdade de Género e Voluntariado, cujo objetivo é o desenvolvimento das competências a nível de informática, leitura e escrita de alguns utentes do CACI.

Assim, ao longo do ano letivo e com uma regularidade semanal (hora e meia, aproximadamente) foi desenvolvido um conjunto de sessões, com a aplicação de atividades práticas, desde pequenos exercícios a jogos, que permitiam o treino da leitura, escrita, raciocínio, cálculo mental, bem como a escrita utilizando o computador, o desenho e outras ferramentas digitais.

A par desta partilha de conhecimentos e aptidões houve ao longo das sessões, outras partilhas com igual ou até maior importância e impacto na vida de todos os envolvidos, em particular os alunos e os utentes do CACI, pois de uma forma livre, os primeiros, fizeram uso das suas capacidades e deram do seu tempo, em prol do que realmente importa, o respeito e ajuda ao outro.

No passado dia 23 de maio foi realizada a última sessão do Projeto desenhado para este ano letivo, tendo culminado com um lanche oferecido pelo CACI aos alunos e docentes envolvidos.

Em jeito de balanço, todos os envolvidos ganharam e ganharam muito com este projeto, acima de tudo os jovens alunos, na medida em que lhes permitiu pôr as suas vidas e dificuldades em perspetiva, saindo da sua zona de conforto e “ganhar mundo”, criar empatia, riqueza emocional e valorativa.

São projetos como estes que nos mostram a verdadeira essência da inclusão e que, sem dúvida, valem mais que mil aulas de inclusão.