Falar de saúde mental com os mais pequenos
O PNPSE dinamizou, com os alunos do 1º e 2º ano das duas escolas básicas do agrupamento, o programa “De Pequenino a Torcer pela Saúde Mental” da Manifestamente.
Ao longo de cinco sessões foram abordados, de forma lúdica e pedagógica, diferentes temas:
§ Na primeira sessão, o tema foram as emoções. Os alunos aprenderam que todas as emoções são importantes, não existem emoções boas nem más; que é possível sentir várias emoções ao mesmo tempo; e que podemos sentir as várias emoções que existem, mas não podemos fazer tudo o que nos apetece para lidar com elas.
§ Na segunda sessão, relembrou-se que todos (até os adultos!) têm áreas e atividades em que são bons e outras em que têm mais dificuldades e, depois de uma pequena reflexão, cada aluno desenhou o seu "lápis gigante", ou seja, algo que para si é difícil de fazer ou de aprender.
§ Na terceira sessão, falou-se do bullying – um comportamento agressivo e humilhante que acontece repetida e intencionalmente – e, após uma caça ao tesouro em que os alunos encontraram cartões com diferentes ações, dividiram-nas entre “ações corretas” e “ações incorretas”.
§ A quarta sessão subordinou-se ao tema “quando acontece uma coisa assustadora no mundo”, tendo-se falado de incêndios, terramotos, tsunamis e das guerras que diariamente nos “entram em casa” através dos noticiários. Posteriormente, fez-se um jogo de associação entre as diferentes profissões e respetivas funções, com especial foco para aquelas que têm um papel fundamental nestas situações “assustadoras”.
§ Na quinta e última sessão, falou-se de doenças e explicou-se que, quando alguém está doente, pode não conseguir brincar ou fazer as coisas que fazia antes, precisando de tempo para cuidar de si e recuperar. Refletiu-se sobre a forma como poderíamos ajudar alguém com cubos em vez de mãos e com braços com flores a crescer. Estas “doenças imaginárias” serviram de mote para se abordarem outras limitações físicas e a necessidade de adaptação que muitas vezes implicam: enquanto algumas pessoas precisam de usar óculos, por exemplo, outras podem necessitar de uma prótese ou de fazer um tipo de alimentação específico.
“Uma boa saúde mental é um ingrediente essencial do sucesso e bem-estar escolar e, mais tarde, do sucesso e bem-estar na vida adulta. Apostar nas aprendizagens sobre saúde mental que as crianças podem já adquirir nesta faixa etária é um investimento sem preço.” (Manifestamente)