Escola Básica e Secundária Dr. Manuel R. Ferreira Comemora os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com 9º ano e Ensino Secundário
Os atropelos aos Direitos Humanos entram todos os dias pelos nossos olhos. Assim, sabendo, que o caminho a percorrer é ainda longo, o Departamento de Ciências Socais e Humanas e o Clube de Teatro prepararam, com o maior cuidado, a ação pedagógica junto dos alunos da nossa Escola.
Numa peça de teatro preparada em História A, os alunos do 11º B, com elevada carga emotiva representaram uma visão da sociedade Moçambicana, com casamentos prematuros, partos em casa e más condições de habitação, sendo as ONG verdadeiros motores de esperança e progresso, apoiando a construção de habitações e a saúde reprodutiva.
As disciplinas de Filosofia e Psicologia trouxeram à cena um café filosófico muito inspirado. Neste, a mensagem da peça anterior foi o mote para se destacarem alguns direitos humanos que carecem de uma sólida reflexão racional e cuja matriz está significativamente enraizada filosoficamente, em particular nas áreas da Ética e Filosofia Política.
Educação Moral e Religiosa Católica pela voz da professora Fátima Dias enquadrou, com apresentação bem organizada, o conflito israelo-palestiniano nas suas raízes históricas, manifestando elevada preocupação com o drama humano de ambas as partes e marcou a necessidade de uma solução.
O Clube de Teatro, cujo coordenador João Caetano também apoiou o 1º momento, fechou com chave de ouro o evento, numa representação muito afinada da peça curta “O Muro”, que chamou a atenção para os inúmeros muros que, em diversas regiões do mundo, separam e segregam populações e acentuam as desigualdades no acesso aos direitos básicos e a condições de vida minimamente dignas.