© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de julho de 2025: Querida Tia de Valérie Perrin, Editorial Presença, 2024.

Heróis da Fruta

      O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) promoveu, pelo segundo ano consecutivo, a participação dos alunos do pré-escolar no Desafio Escolar Heróis da Fruta, ao qual se associou a nutricionista Célia Dias da Câmara Municipal de Alvaiázere.

      Este desafio tem três objetivos pedagógicos: aumentar a ingestão de frutas e legumes junto das crianças para alcançar as quantidades mínimas diárias recomendadas; diminuir o consumo de produtos com excesso de açúcar, sal ou gordura junto das crianças por forma a não ultrapassar os limites máximos mensais; e promover a literacia em sustentabilidade alimentar para incentivar rotinas familiares diárias mais amigas da saúde das crianças e do planeta.

      Neste sentido, ao longo de cinco semanas, os 103 alunos do pré-escolar comeram, pelo menos, uma peça de fruta por dia em contexto escolar, o que lhes dava direito a pintar uma estrelinha no seu passaporte. À quarta-feira, além de trazerem a sua própria fruta, eram incentivados a provar outro “superalimento” trazido pelas técnicas, nomeadamente cenoura, romã, pepino, dióspiro e kiwi.

      A conclusão deste desafio foi assinalada com uma Festa de Encerramento, onde as crianças foram surpreendidas com as caras dos Super-Heróis (Sushi, Yoga e TukTuk) feitas com uvas, romãs, mirtilos, bananas, entre outros. Foram entregues os diplomas a todos os participantes e todos terão também direito a vouchers que serão enviados aos pais/encarregados de educação no Dia Mundial da Criança (1 de junho) e que incluem descontos na entrada nos Quantum Parks, no Feijão Verde, no Zoomarine, entre muitos outros.

      Na Festa estiverem presentes muitos pais/encarregados de educação e outros elementos da comunidade escolar que partilharam testemunhos como “as crianças ficam radiantes por verem os familiares no espaço deles” e “eu nunca tive o hábito de comer fruta e estou a tentar que os meus filhos tenham hábitos diferentes”.

      No fundo, a missão de aumentar a ingestão de frutas e legumes e promover hábitos de alimentação saudáveis foi cumprida, mas foi transmitida a mensagem de que há que continuar a incentivar as crianças a comer estes "superalimentos" diariamente e a enviar lanches saudáveis para a escola.