© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de julho de 2025: Querida Tia de Valérie Perrin, Editorial Presença, 2024.

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

“Quando asseguramos os direitos das pessoas com deficiência, ficamos mais perto de alcançar a principal promessa da Agenda 2030: não deixar ninguém para trás.”

(Nações Unidas)

O Agrupamento de Escolas de Alvaiázere comemorou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro, com um conjunto de atividades que se prolongaram até ao dia 10 de dezembro.

Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência. Deste modo, o Agrupamento sensibilizou os alunos com a dinamização de diversas atividades.

Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo de Alvaiázere assistiram à dramatização da peça “O Patinho Feio”, carinhosamente preparada pelo Clube de Teatro e levada à cena pelos alunos do 6.º ano.

Foi feita a leitura dramatizada da história “Elmer, o elefante xadrez”, de David McKee, aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo de Maçãs de Dona Maria que, posteriormente, realizaram atividades de expressão plástica sobre o tema.

No 2.º ciclo foi visionada o “Cuerdas”, Curta-Metragem de Animação, vencedora do Prémio Goya 2014, que permitiu uma reflexão sobre a necessidade de promover a inclusão de todos alunos, garantindo a igualdade de direitos.

 

Ao longo da semana de 6 a 10 de dezembro, também para os alunos do 2.º ciclo foi lida a história “O Senhor do seu Nariz”, de Álvaro Magalhães, e para os alunos do 3.º ciclo foi lido o conto “O cego Estrelinho”, de Mia Couto. Estas atividades de leitura foram cuidadosamente preparadas pelas docentes de Português e da Biblioteca Escolar, em colaboração com a docente de EMRC.

Foram desenvolvidas várias atividades inclusivas nas disciplinas de Educação Física e Atividades Físico Motoras (AEC). Todos alunos do agrupamento vivenciaram diferentes tipos de desportos e atividades físicas adaptadas à pessoa com deficiência. Nos primeiro e segundo ciclos foram realizados jogos sensoriais direcionados para a pessoa com deficiência visual. No terceiro ciclo e secundário, os alunos desenvolveram atividades para a pessoa com deficiência mental e/ou física. Estas atividades permitiram que os alunos sentissem as eventuais dificuldades inerentes à prática adaptada e deu-lhes a conhecer algumas modalidades que poderão ser desenvolvidas por pessoas portadoras de diferentes deficiências, sejam elas físicas ou mentais.

As técnicas do PNPSE associaram-se à comemoração, com atividades de sensibilização e de promoção da reflexão. No Grupo Intercultural do 2º ciclo, alguns elementos tiveram que encontrar objetos escondidos no pavilhão através de orientações gestuais, sem qualquer indicação verbal. O Grupo Intercultural do 1º ciclo e o os grupos do Ginásio de Leitura e Escrita tiveram que identificar objetos com recurso apenas ao sentido do tato e escrever o nome desses mesmos objetos no quadro com a mão não dominante.

O grupo de Educação Especial congratula-se com o sucesso da atividade, agradecendo a todas as estruturas intervenientes.