© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de abril de 2025: Obra Poética de José Afonso, Editora Relógio D'Água, 2022.

Dia da DUDH no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

                Foi a 10 de dezembro, mas tinha que ser ontem, tem que ser hoje, terá que ser amanhã, segunda ou terça…. Tem que ser todos os dias, porque todos os dias são dias dos Direitos Humanos!

                Porque são Indispensáveis, porque promovem a Paz, porque defendem a Liberdade, porque constroem a Justiça, porque semeiam o Respeito, a Tolerância, a Igualdade e a Equidade… Porque nos Unem.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada a 10 de dezembro de 1948, não poderia deixar de estar presente no nosso Agrupamento.

Se no ano passado uma mancha humana coloriu o recreio com todas as turmas a assinalarem a importância desta data; este ano todas as turmas participaram de novo, nesta celebração, ao desenharem um conceito chave que deve ser aplicado por todos nós no dia a dia… Sim, não se pense que por Portugal ser um país pacífico e tolerante, não há desrespeito desses Direitos… De facto, todos os dias somos assolados por atentados à vida, pelo uso desmedido da força, pela discriminação e pela intolerância, entre outros.

Foi assim que simbolicamente se apresentaram os Direitos Humanos à Comunidade Educativa, protegidos, alegremente, por guarda-sóis, num dia particularmente chuvoso e a quem ninguém ficou indiferente

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas agradece a todos(as) os(as) Professores(as) e alunos(as) que entusiasticamente participaram nesta atividade.

DCSH