Assinalou-se, no passado dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com um conjunto de iniciativas dinamizadas pelo grupo de Educação Especial e a colaboração da Biblioteca Escolar, Clube do Jardim Intercultural (CJI) e Plano Nacional de Cinema (PNC) com o objetivo de lembrar a todos a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, na defesa da dignidade dos seus direitos e no bem-estar de todos os cidadãos.
No âmbito do CJI foram elaborados e afixados, nos quatro blocos, cartazes com a frase eleita alusiva ao tema e a sua tradução e respetiva leitura para as seis línguas faladas por alunos(as) que frequentam a escola. A professora Natividade fez um clip de vídeo com o resultado desse trabalho que se poderá visualizar acima.
O PNC promoveu estes valores e atitudes e realizou sessões de cinema, por turma, na Casa da Cultura e na Biblioteca Escolar. A atividade foi restrita dadas as exigências do plano de contingência do Agrupamento e por isso, apenas os(as) alunos(as) do 10ºA e do 9ºB visualizaram o filme Forrest Gump e os discentes do 6ºA e 1ºA assistitram ao filme À procura de Dory. Para culminar, os alunos do 1ºA pintaram marcadores alusivos ao filme na aula de Educação Artística - Artes Visuais.
Foram também sugeridos outros filmes relacionados com o tema como Melhor é Impossível (As Good as It Gets), A Teoria de Tudo (The Theory of Everything), Encontro de Irmãos (Rain Man) , Voando sobre um Ninho de Cucos (One Flew Over the Cuckoo's Nest), Amigos Improváveis (The Upside), A força do Amor (i'm Sam).
É fundamental que a geração do futuro continue a participar na criação de uma escola e comunidade inclusivas, equitativas e sustentáveis, onde ninguém fica para trás, onde se reconhece o potencial de cada um na sua diferença e se aprende com ela.
Afinal... somos todos iguais na diferença.