© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de junho de 2025: Retratos de Camões de Vasco da Graça Moura, Editora Guerra e Paz, 2014.

 

Prova e Exames 2024/2025

 

Informação atualizada em: Informações | Direção-Geral da Educação

Documentação publicada:

 

NORMA 02/JNE/2025 – Instruções para Realização | Classificação | Reapreciação | Reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

O Júri Nacional de Exames (JNE) é, no uso das competências definidas no seu Regulamento — Anexo I do Despacho Normativo n.º 1-D/2016, de 4 de março, na sua redação atual — responsável pela coordenação e planificação das provas finais do ensino básico, dos exames finais nacionais do ensino secundário, exames a nível de escola de línguas estrangeiras equivalentes a exames finais nacionais e provas de equivalência à frequência, no que respeita à sua realização e ao estabelecimento de normas para a classificação, reapreciação e reclamação.

(Ver documento na íntegra aqui)

 

Resumos da Norma:

Modelos-Norma02-2025

Resumo da Norma-02JNE-2025 - Alunos e EE- Ensino Básico

ResumoNorma-02JNE-2025 - Alunos e EE - Ensino Secundário

 

Guia das Provas ModA 2025

O Júri Nacional de Exames, doravante designado por JNE, é, no uso das competências definidas no Regulamento do Júri Nacional de Exames, aprovado pelo Despacho Normativo n.º 1-D/2016, de 4 de março, na sua redação atual, responsável pela organização do processo de avaliação externa da aprendizagem, bem como a validação das condições de acesso dos alunos à realização das provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) do ensino básico, no que respeita ao estabelecimento de orientações relativas à sua realização e classificação. 

(Ver documento na íntegra aqui)

 

Guia Geral de Exames 2025

 Título: Guia Geral de Exames 2025

            Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior

Esta publicação tem como objetivos:

     - Divulgar informação relativa aos cursos e exames finais nacionais do ensino secundário, incluindo a que se refere à sua articulação com o acesso ao ensino superior.

     - Apresentar, em linhas gerais, o sistema de acesso ao ensino superior em 2025.

     - Responder às questões que, sobre estas matérias, mais frequentemente são colocadas por estudantes, pais, encarregados de educação e professores.

     - Disponibilizar as informações necessárias para uma correta inscrição e realização dos exames finais nacionais do ensino secundário, com efeitos na conclusão de curso e acesso ao ensino superior.

(Ver documento na íntegra aqui)

 

 

Provas de Avaliação Externa | 2024/2025 INFORMAÇÃO-PROVA GERAL

1. Informações gerais

A conceção das provas de avaliação externa para o ano letivo de 2024/2025 é da responsabilidade do IAVE, I.P. (doravante IAVE), de acordo com a Carta de Solicitação n.º 1/2024, de 24 de julho. O presente documento divulga informação relativa às provas de avaliação externa das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário, nomeadamente:

a) Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), nos 4.º e 6.º anos de escolaridade;

b) Provas finais do ensino básico, no 9.º ano de escolaridade;

c) Exames finais nacionais do ensino secundário.

(Ver documento na íntegra aqui)

 

 

 EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação Despacho

Normativo n.º 2-A/2025

Sumário: Aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2024/2025.

O Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário constitui um instrumento de referência na programação e atuação dos estabelecimentos de ensino, bem como na informação aos alunos e encarregados de educação.

 

(Ver documento na íntegra aqui)

 

 

JNE - GUIA PARA APLICAÇÃO DE ADAPTAÇÕES NA REALIZAÇÃO DE PROVAS E EXAMES 

 

JNE - NORMA 01/JNE/2025 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

 A Norma 01/JNE/2025 contém as instruções a observar no presente ano letivo pelos agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas, estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, escolas portuguesas no estrangeiro e, ainda, os estabelecimentos de ensino de iniciativa privada situados fora do território nacional que ministram o currículo português, doravante designados, no seu conjunto, por escolas, relativamente ao processo de inscrição, através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE) referida no Capítulo V, para a realização de: • Provas finais do ensino básico; • Exames finais nacionais do ensino secundário; • Exames a nível de escola de línguas estrangeiras equivalentes a exames finais nacionais; • Provas de equivalência à frequência dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário; • Provas a nível de escola dos ensinos básico e secundário.