© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de julho de 2025: Querida Tia de Valérie Perrin, Editorial Presença, 2024.

Dia 5 - Dia Mundial do Ambiente

As turmas do 6ºA e 6ºC, com o apoio das disciplinas de Português e Ciências da Natureza e no âmbito do projeto Eco-Escolas participaram numa atividade intitulada “Eco poemas 2019”, que se realizou no anfiteatro do parque de campismo, onde leram de forma muito expressiva poemas de autores portugueses alusivos aos animais, à água, às árvores, às plantas. Pretendia-se que, ao ar livre, as palavras levassem mensagens sobre o combate à poluição, a proteção do meio ambiente e a melhoria da nossa qualidade de vida.

 

Na Biblioteca da EBA, a partir do poema “Era uma vez… o mar” do livro Era uma vez… Ciência e Poesia no Reino da Fantasia, os alunos, preocupados com a poluição dos mares, transformaram a biblioteca num aquário gigante onde se podem ver belos peixes felizes e mensagens a alertar para a poluição das águas.

Dia 7 – Encontro com a escritora Andréa Del Fuego

Realizou-se para os alunos do 8º e 11º anos e um encontro com a escritora brasileira Andréa Del Fuego no âmbito do Festival Literário Internacional “Palavras de Fogo” que se realizou de 14 a 17 deste mês nos concelhos atingidos pelos incêndios de 2017.

A partir da obra que apresentou, “Os Malaquias”, Prémio José Saramago 2011, a escritora convidada falou aos alunos presentes sobre a origem deste romance, do seu processo de criação, já que se inspira na história da sua família, mais especificamente, nos seus bisavós e deu a conhecer alguns detalhes da história assim como as emoções sentidas durante a sua escrita. Foram momentos surpreendentes e cativantes onde os todos os presentes se sentiram presos pelas palavras.

Dia 14 – Último dia de aulas

          No último dia de aulas, a Biblioteca participou na festa final apresentando uma Bibliobanca recheada de livros, doces, marcadores, sumos, blocos de notas, um misto de prazer… para ler e para saborear.

 

          E ainda foi apresentada uma pequena exposição intitulada “A tabela periódica no nosso quotidiano” patente no corredor do bloco A. Para ver e pensar.