No âmbito do Projeto Educação para a Saúde, comemorou-se no passado dia 16 outubro O Dia Mundial da Alimentação, com intuito de consciencializar a comunidade escolar sobre a importância, cada vez maior, de uma alimentação saudável.
As atividades começaram bem cedo, com a afixação de um painel com uma encenação da história Trabalhando Pela Fome Zero da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação). No intervalo da manhã, os alunos foram brindados com um enorme tabuleiro de fruta (cedido pela Quinta Rego & Vasconcelos), colocado na sala do aluno, enquanto desenrolaram rifas com dicas para uma boa alimentação.
À hora do almoço, no refeitório foram afixados cartazes alusivos aos bons hábitos alimentares, e em parceria com o Centro de Saúde de Alvaiázere, a nutricionista Maria Armanda Marques e a enfermeira Adelaide Santos acompanharam os alunos que foram convidados a provar bebidas saudáveis e diferentes como água com laranja, limão e canela e chá, em alternativa à água simples.
À tarde, já na Biblioteca da escola sede, decorreu a atividade “Joga a Alimentação”, dinamizada pelos alunos do 12.º A, numa parceria das disciplinas de Psicologia B e Biologia. Os alunos do 6º ano puderam, então, assistir à projeção de um pequeno vídeo, à leitura de um poema, a uma pequena encenação sobre hábitos alimentares e, ainda, participar em diversos jogos didáticos on-line, palavras cruzadas e um jogo da memória. Os alunos que obtiveram os melhores resultados no jogo da memória , em cada turma, foram premiados com uma caneca, num total de seis que alertavam para a importância do consumo de fruta e do leite.
Foi um Dia Mundial da Alimentação pleno de atividades, com as quais se pretendeu contribuir para o desenvolvimento pleno e integral dos alunos, numa lógica de cidadania ativa e proativa.