Ao longo do ano letivo de 2017/2018, a Biblioteca Escolar deu cumprimento ao seu plano anual de atividades nos diversos domínios de atuação: A. Currículo, literacias e aprendizagem, B. Leitura e literacia, C. Projetos e parcerias e D. Gestão da biblioteca escolar. Por isso, se realizaram palestras, pesquisas, atividades em articulação com os professores de diversas disciplinas e projetos, sessões de leitura, divulgação de livros, aquisição de equipamento e fundo documental, acompanhamento de alunos na ausência do professor e tantas outras atividades que ocuparam com dedicação e iniciativa, nas duas bibliotecas, oito professores e quatro auxiliares de ação educativa.
O balanço foi bastante positivo. Destacam-se duas grandes melhorias:
- o aumento do empréstimo domiciliário – mais 192 livros que no ano anterior na escola sede;
- a participação em mais projetos da escola e nacionais – Projeto Escola ativa, floresta viva – 2º ciclo, Histórias da Ajudaris, Concurso Viagem no Tempo, Concurso Nacional de Leitura – alargamento ao 1º e 2º ciclos, Biblioteca Digital – RBE, a implementar durante o próximo ano letivo.
A propósito das várias linhas temáticas abordadas ao longo ano, refere-se a defesa do ambiente e comemoração do Ano Europeu do Património Cultural. Aqui ficam as últimas imagens do ano que mostram uma atividade ao ar livre realizada no final do 2º período, no âmbito do projeto Eco-Escolas, uma mostra de livros antigos pertencentes ao espólio da BE, intitulada “Enciclopédias, um património esquecido” e a limpeza e arrumação (finalmente!) dos livros pertencentes à Biblioteca Popular da antiga EB1 de Alvaiázere.
Boas férias! Boas leituras!