© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de julho de 2025: Querida Tia de Valérie Perrin, Editorial Presença, 2024.

Este ano, na Semana da Leitura, toda a comunidade escolar foi convidada a ler, na sala de aula, na biblioteca escolar, ao ar livre, em casa, em qualquer lugar.

Destaca-se, assim, o Concurso de Declamação de Poesia que teve a participação de alunos de todos os ciclos e decorreu no Dia Mundial da Poesia, 21 de março. Ouviram-se poemas de muitos autores e sobre variados temas, um pouco ao gosto de cada um dando voz ao lema: “Liberta o leitor que há em ti”.

Como é habitual, um encontro esperado através projeto Leituras dos 8 aos 80: os alunos do 7º A partilharam leituras e experiências com os alunos da Universidade Sénior de Alvaiázere. Histórias antigas, poemas de sempre ao som da guitarra, ditos e lidos por jovens de todas as idades, num espaço de eleição: a Biblioteca da Escola Básica de Alvaiázere.

No dia 22, para homenagear a floresta e dar eco ao Projeto Eco-Escolas realizou-se a atividade Ecopoemas 2018, uma iniciativa da Biblioteca Escolar em articulação com os professores de Português do 2º ciclo que levou à Mata do Carrascal um conjunto de poemas sobre a natureza e o ambiente na voz dos alunos do 5º ano. Para complementar este evento, a participação especial da professora de Educação Musical que colocou todos os alunos participantes a cantar e a tocar flauta em plena floresta.

Houve ainda tempo para o 8ºA exprimir o seu gosto pelos livros e pela poesia através da pintura e do desenho mostrando que a literatura pode ser uma boa inspiração para outras artes.

Para os mais pequenos, na Biblioteca Escolar, houve leitura de poesias e construção de pendentes para a porta do quarto, leituras pelos pais e música, através do projeto SOBE, cuja apresentação muito agradou a todos no sábado, dia 24, no Sarau Cultural de encerramento da Semana da Educação.