Na semana de 22 de fevereiro a 1 de março, o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere acolheu um grupo de onze alunos e dois professores da escola de Ruovesi, na Finlândia. Esta actividade foi dinamizada pelo Clube Europeu deste Agrupamento de Escolas, que visa promover o intercâmbio de alunos vindos de diversos países, com o objectivo de valorizar a aprendizagem das línguas estrangeiras, a partilha de experiências e saberes de diferentes culturas.
Durante esta semana os alunos finlandeses, participaram em algumas aulas dos colegas portugueses que os receberam nas suas famílias. Para além deste contacto com as práticas de ensino na nossa escola, o grupo visitante teve oportunidade de conhecer um pouco da cultura portuguesa, nas famílias de acolhimento, nomeadamente ao nível da gastronomia e na forma de bem receber e ainda em algumas visitas a locais de interesse cultural e paisagístico.
O trabalho colaborativo entre as duas escolas iniciou-se em 2012 – 2013 no âmbito do Programa Comenius, contudo não terminou com o fim desse nosso primeiro projeto internacional. Desde então o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere recebeu, em dois momentos diferentes, docentes finlandeses ao abrigo da ação de desenvolvimento profissional “Job shadowing”. Estes docentes observaram aulas, as rotinas de trabalho dos docentes e inteiraram-se da organização e funcionamento do Agrupamento. Alunos de ambas as escolas tiveram oportunidade de viajarem para os dois países, de se encontrarem, de se conhecerem e partilharem experiências dentro e fora do espaço aula e da escola.
Consideramos que a semana de intercâmbio correu muito bem, graças à colaboração de todas as pessoas envolvidas, com destaque para as famílias de acolhimento, e para todos os professores que tiveram os alunos estrangeiros nas suas aulas e lhes proporcionaram momentos de interação e aprendizagem, sem dúvida, enriquecedores e também divertidos. Contudo, o feedback mais positivo vem dos alunos, que participam nestas iniciativas com enorme entusiasmo. Estamos certos que estes momentos diferentes e especiais se traduzem numa maior motivação para obterem sucesso escolar e alargarem os seus horizontes