Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor Internet começa contigo
No âmbito da Semana da Internet Mais Segura 2018, a Biblioteca Escolar em parceria com o PES (Projeto de Educação para a Saúde) desenvolveu um conjunto de atividades destinadas aos vários ciclos de ensino, com o intuito de assinalar o Dia da Internet Segura (6 de fevereiro) de uma forma formativa e promotora de boas práticas online.
Assim, no dia 6 e 7 de fevereiro, os alunos do 2º ciclo e 4º ano, respetivamente, assistiram na Biblioteca Escolar, a uma ação de sensibilização intitulada “Perigos da Internet”, dinamizada pelos agentes da equipa da Escola Segura, pertencentes ao Comando Territorial da GNR de Pombal. A importância da proteção dos dados pessoais e da privacidade, os perigos dos jogos online, o uso excessivo dos telemóveis, foram entre outros, temas abordados e sobre os quais os alunos puderam pôr questões e esclarecer dúvidas.
No dia 8 de fevereiro, na Casa da Cultura de Alvaiázere, foram realizadas duas palestras subordinadas à temática “Riscos da Internet”, vocacionadas para os alunos do 7.º/8.º anos e Ensino Secundário, dinamizadas pelo Inspetor Rui Silva da Diretoria do Centro da Polícia Judiciária, especialista em crime informático.
Tendo em conta que os jovens vivem num mundo marcadamente digital, estas sessões pretendiam consciencializar os alunos dos perigos da internet, designadamente dos cibercrimes: disseminação de vírus, distribuição de material pornográfico (em especial infantil), humilhação e perseguição online, fraudes bancárias e no comércio online, violação da propriedade intelectual, difamação online, entrada num sistema informático de forma ilegal, entre outros.
Desta iniciativa é importante ressalvar, em jeito de conclusão, dois princípios fundamentais para uma boa navegação: privacidade e internet não existem em simultâneo e antes de publicar o que quer que seja, é preciso pensar.