Na disciplina de Português, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e em articulação com as atividades do Dia da Alimentação, os alunos do 8º A deslocaram-se à Biblioteca para realizar as pesquisas necessárias à elaboração de textos expositivos sobre algumas dietas e a alimentação sustentável. Destacam-se aqui excertos desses textos.
Dieta Mediterrânica
“A dieta mediterrânica é reconhecida devido a estudos que comprovam os seus benefícios para a saúde. É uma dieta que reduz a mortalidade, as doenças cardiovasculares e os acidentes vasculares cerebrais, o aparecimento ou incidência de cancro, as doenças crónicas não transmissíveis, a adiposidade e a obesidade, entre outras. “
Virgínia Marques, nº 15, 8º A e Cláudia Moutinho , nº7 8ºA
O veganismo
“Os veganos são contra a exploração dos animais. Uma pessoa adepta do veganismo bane da sua vida tudo o que possa colocar em causa o bem-estar animal, o ambiente e a sustentabilidade.
Clara Gomes, nº 6 e Mariana Almeida, nº 10, 8º A
O vegetarianismo
“Muitas pessoas começam a ser vegetarianas por motivos de saúde, religião, desejo de alimentação saudável, consciência ou pena dos animas.
Os vegetarianos têm uma forma de vida mais saudável pois fazem uma alimentação à base de vegetais.
Ana Antunes nº 2, Rodrigo Lopes nº 13
“Pode dizer-se que o vegetarianismo é um tipo de alimentação saudável e até pode prevenir doenças cardiovasculares.
Beatriz Godinho nº3 ,8ºA, Rita Silva nº12 ,8ºA
Os Superalimentos
“Primeiramente, as nozes e amêndoas dão energia, melhoram o humor e mantêm o sistema nervoso saudável. Os amendoins contêm vitamina E, e fortalecem as membranas nervosas que protegem o sistema nervoso (…).”
Beatriz Marques, nº 4 e André Silva, nº 16, 8ºA
Alimentação sustentável
“Adotar uma alimentação sustentável implica um determinado travão no consumo e nos desperdícios (…). A alimentação sustentável não é nenhum regime revolucionário, está, sim, ao alcance de todos, basta adotar os gestos amigos do ambiente.”
Diogo Oliveira nº8, 8ºA e Rúben Lopes nº14, 8ºA