No Dia Mundial da Alimentação, como é habitual, o refeitório da Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira foi palco de diversas iniciativas destinadas a sensibilizar os alunos para as vantagens de uma alimentação saudável. Da importância da sopa ao requinte das ervas aromáticas, para tudo se chamou a atenção durante o período do almoço. Foi fundamental o acompanhamento da nutricionista Maria Armanda Marques e da enfermeira Adelaide Santos sempre atentas e afáveis nas orientações e nas recomendações dadas aos alunos.
Refere-se ainda que os alunos foram sensibilizados para a importância de consumir fruta com frequência pelo que foi disponibilizada na sala do aluno, ao longo do dia, uma mesa com fruta variada e afixados nas paredes do refeitório pequenos cartazes informativos sobre o valor nutricional de cada fruta, elaborados pelos alunos de 6º ano na disciplina de Ciências Naturais.
Os alunos da turma 12ºA, associaram-se a esta data e dinamizaram para os colegas do 9º ano uma sessão de esclarecimento sobre “Comportamentos alimentares de risco”, preparada na disciplina de Psicologia B, onde alertaram para transtornos alimentares decorrentes de atitudes incorretas face à alimentação diária que se quer variada, equilibrada e saudável.
Está também patente na entrada do bloco administrativo uma exposição intitulada: “Dieta Mediterrânica – cultura e património” que visa dar a conhecer alguns dos valores fundamentais que levaram a UNESCO, em 2013, a reconhecer este padrão de dieta como Património Cultural Imaterial da Humanidade.