O prazer de ler... poemas, livros, jornais, outros textos... os alunos, os pais, os professores, os convidados... na Biblioteca ou em qualquer lugar... de 27 a 31 de março.
1. Leituras para os mais pequenos
Nas Bibliotecas das Escolas do 1º ciclo, a leitura foi o lema da semana para declamar, ouvir histórias lidas pelos pais, ler poesias à hora do almoço. Na sala de aula, ficaram a conhecer "A menina que detestava livros" de Marjusha Pawagi. E todos sentiram "o prazer de ler".
2. Ler ao entardecer com o Dr. Filipe Antunes dos Santos
No dia 27 de março, ao final da tarde, a Biblioteca Escolar recebeu o escritor Filipe Antunes dos Santos que gentilmente se dispôs a apresentar o seu novo livro "Na Mochila dos 14" à comunidade escolar.
Aos presentes, professores, encarregados de educação, pessoal não docente, elementos da autarquia, o autor confessou ter uma constante preocupação com os jovens de hoje, pelo que o seu livro, baseado num facto real e escrito em jeito de cartas dirigidas a várias pessoas e entidades, lança uma séria reflexão sobre os tempos atuais e a intervenção da escola e da família na formação dos jovens.
3. Ler poemas por aí
Dia 28, dia de ler poemas para outros públicos. Por isso, a turma do 7ºA levou a leitura de poemas ao Lar de Idosos de Almoster e dedicou-a aos mais idosos. E o prazer de ler e de partilhar emoções, encheu a manhã de sorrisos e boa disposição.
4. Concurso de Declamação de Poesia
Com o brilho habitual, os alunos do 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário, durante a manhã do dia 29, na BE de escola sede, declamaram poemas de autores portugueses e estrangeiros, anteriormente escolhidos só pelo prazer de ler e preparados com o apoio dos respetivos professores de Português.
Os alunos vencedores representaram o seu ciclo no Sarau Cultural "Palavra em Movimento" realizado no dia 1 de abril.
5. Encontro com a escritora Sara Rodi
Os alunos do 5º e 6º anos encontraram-se, no dia 30 de março, na Casa Municipal da Cultura, com a escritora Sara Rodi, numa iniciativa da XVI Semana da Educação promovida pelo município.
Sorridente, amável e animada, a escritora contou aos alunos presentes a sua aventura na escrita, os desafios e as experiências que a leram a escrever romances, guiões de séries e telenovelas e livros de literatura infantojuvenil. Mostrou ainda alguns dos seus livros e incentivou os presentes a colocarem em papel as suas ideias, histórias e emoções.
Um encontro para recordar.