© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de julho de 2025: Querida Tia de Valérie Perrin, Editorial Presença, 2024.

Durante o mês de dezembro, a Biblioteca Escolar levou a efeito um conjunto de iniciativas e atividades associadas ao tema "Natal: tempo de encontros". Dos cartões de Boas Festas às histórias, da apresentação de poemas e lendas de Natal ao convívio com outras gerações, tudo celebrou a leitura, a boa disposição, a partilha e o carinho da época de Natal.

Aqui ficam algumas fotos:

1. Atelier de postais de Natal

 

Ao longo da primeira semana do mês, em articulação com a disciplina de Inglês, os alunos do 2º ciclo elaboraram e ilustraram postais de Natal onde colocaram mensagens alusivas à quadra natalícia.

May the message of Christmas fill your life with joy and peace. 

We wish you a Merry Christmas and a Happy New Year!

2. Partilha de leituras de Natal

 

IMG 9538 Small

As turmas 5ºB e 6ºA apresentaram poemas e lendas de Natal sob a orientação das respetivas professoras de Português.

Aqui ficam uma das lendas: Lenda da vela de Natal

... e um dos poemas apresentados : Natal de Fernando Pessoa

 3. Leituras dos 8 aos 80

Um dos momentos mais bonitos deste "tempo de encontros" foi a visita aos alunos que frequentam a Universidade Sénior de Alvaiázere, sediada no Museu Municipal. Houve troca de leituras de textos de Natal e de experiências que marcaram as diversas gerações e, mais do que as palavras, a ternura e os sorrison nos rostos dos participantes, ficaram retidos no coração dois versos de um poema de Manuel Sérgio

"Quando um Homem quiser

                     Será Natal"                               

4. A palavra aos pais

IMG 9614

"Os sapatos do Pai Natal" de José Fanha foi a história escolhida pela mãe de um dos alunos da turma do 6ºA para ler na Biblioteca Escolar a propósito desta quadra natalícia.

Leu e todos comentaram e gostaram porque recordaram o seu "Pai Natal", aquele que batia à porta das suas casas em vez de descer pela chaminé quando eram bem pequeninos... Oh! Oh! Oh! Eu sou o Pai Natal!

E também gostaram dos docinhos de Natal que gentilmente lhes foram oferecidos.

Feliz Natal!