17 de novembro - Dia Mundial do Não Fumador
O consumo do tabaco é a causa de morte que mais se pode prevenir.
NÃO FUME!
Por si...
Pela sua família...
Pela sua saúde e pela dos que o rodeiam...
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em cada ano morrem no mundo cerca de seis milhões de pesoas por doenças associadas ao tabaco.
O tabaco, sob a forma de cigarros, charutos, cachimbo ou cigarrilhas, é causa de milhares de mortes prematuras no nosso país, seja por doenças cardiocerebrovasculares, seja por cancros do pulmão, laringe, bexiga e vários outros.
Muitas crianças e jovens são também consumidores de tabaco por causas sociais ou comportamentais ou por falta de informaçãao concreta sobre os perigos reais para a saúde e a sua vida.
Muitos fumadores querem deixar de fumar e não conseguem, outros não querem mesmo. Os fumadores passivos, muitas vezes não têm alternativa senão fumar o tabaco dos colegas de trabalho, amigos ou dos familiares fumadores e também sofrem de doenças ou morrem por isso.
A OMS alerta que o consumo de tabaco e dos seus derivados pode acusar a morte a 1 bilião de pessoas no século XXI, dez vezes mais do que o 100 milhões de óbitos registados no século passado.
Tratando-se de um hábito com dependência física e psíquica, os sintomas de privação do tabaco nem sempre se conseguem ultrpassar sem ajuda. Consulte o seu médico de família!