© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de julho de 2025: Querida Tia de Valérie Perrin, Editorial Presença, 2024.

1. De casa para a escola...

Este ano, a Semana da Leitura realizou-se como habitualmente, com muitos participantes ativos e empenhados, mas diferente, original... à distância.

Dentro da sala de aula, em pequenas janelas em tantas casas, estiveram histórias – no 1º ciclo, pais e convidados – 1º e 2º ciclos, muitas leituras – 10 minutos a ler, em todos os ciclos.

Todos com todos, no Concurso de Declamação de Poesia realizado nas turmas de 2º ciclo. Grandes momentos com pequenos poemas de autores portugueses e onde se concluiu: é bom reunir à volta das palavras e da poesia.

Ler Pessoa(s) em Pessoa”, como se as cartas de Fernando Pessoa e Ofélia Queirós fossem escritas naquele momento, na voz suave e firme, meiga e forte dos alunos e alunas do 12ºA. As palavras, os sentimentos, a ironia, os arrufos de namorados estiveram presentes naqueles breves momentos de partilha, logo seguidos da expressão irónica de uma crónica de Ricardo Araújo Pereira e de um excerto do livro “Memórias póstumas de Brás Cubas” lidos por um aluno do 11ºB. Imperdível! Impossível não gostar!

 

2. Na escola, a nossa casa...

Ao longo da semana, depois das atividades letivas diárias, os alunos do 1º ciclo presentes na BE da Escola sede também participaram nas atividades de leitura – ouviram ler “O veado florido” de António Torrado, “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas” de Luísa Ducla Soares e outros textos escolhidos para celebrar o prazer de ler. E ainda pintaram, fizeram palavras cruzadas e origamis, contaram adivinhas e anedotas. Uma festa divertida, a festa da leitura.

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.