© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de julho de 2025: Querida Tia de Valérie Perrin, Editorial Presença, 2024.

1. Ler e conhecer... Luísa Ducla Soares

Este Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foi dedicado à escritora Luísa Ducla Soares que comemorou 50 anos de escrita.

Em colaboração com os professores de Português, a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade de leitura com os alunos dos 5º e 6º anos, para quem o nome e os textos desta autora são bem conhecidos. Ficaram, assim, a saber mais sobre a sua vida e a sua obra e leram, em voz alta, alguns dos poemas bem divertidos dos seus livros.

2. Descobrir a Biblioteca online

Para conhecer melhor o Agrupamento e a Biblioteca Escolar, as turmas do 2º ciclo realizaram uma atividade online com o objetivo de descobrir o conteúdo das páginas web existentes, do Blogue e Facebook da BE entre outras sítios acessíveis e úteis para informação e utilização através de diversas hiperligações.

Numa atividade bem animada, onde o tempo passou a correr, os alunos visitaram o Estudo em Casa, a Ciência Viva, os Jogos Matemáticos, as Histórias CoronaKids, descobriram as Novidades - livros e filmes entrados no último mês na coleção da BE e ficaram com a certeza de que, em casa, poderão continuar a explorar esta outra face da Escola e da BE, tão atual, tão digital... à distância de um clique.

3. Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental (10/10)

O Serviço de Psicologia e Orientação realizou no dia 4 de novembro, uma ação de sensibilização, para o 10º ano, sobre o tema "Saúde mental na escola em tempos de pandemia", pois cuidar da saúde mental é tão central quanto combater o novo vírus.

Nesta ação, procurou-se promover a consciencialização sobre os problemas de saúde mental e o combate ao estigma e, sensibilizar para a necessidade de mudanças por parte de todos. Deu-se destaque à seguinte questão: Como podemos ajudar alguém próximo que esteja a precisar da nossa ajuda? Foram abordadas algumas estratégias práticas, nomeadamente, como escutar com empatia, quais as perguntas mas poderosas a fazer e como fazer sugestões.

Foi, assim, um momento bastante agradável e de partilha que permitiu a reflexão conjunta sobre os "ingredientes" fundamentais para uma boa saúde mental. A aposta do AEA para uma sociedade saudável consiste, assim, em criar espaços para falar, juntar e fazer mais pela saúde mental de todos nós.