© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Sugestão de leitura para o mês de julho de 2025: Querida Tia de Valérie Perrin, Editorial Presença, 2024.

1. Concurso Nacional de Leitura 2019/2020

Na segunda semana de janeiro realizaram-se amis uma vez, nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, as provas da fase escolar do Concurso Nacional de Leitura, 14ª edição, que contou com a participação de cerca de setenta alunos de todos os ciclos de escolaridade.A sua realização resulta de uma parceria entre a Biblioteca Escolar e os professores de Português, com o apoio da coordenadora interconcelhia da RBE e da Diretora da Biblioteca Municipal de Alvaiázere

Foram apurados quatro alunos em cada categoria para representar o Agrupamento de Escolas e o Concelho de Alvaiázere na fase intermunicipal, que a seguir se indicam: 1º ciclo, Francisco Carvalho e Luís Silva do 2ºMM, Ana Sofia Esteves do 3ºB e Jonah Himlin-Harris do 4ºB; 2º ciclo, João Lourenço e Tiago Batista, do 5ºA, Maria Emanuel Dias do 6ºA e Beatriz Simões do 6ºB; 3º ciclo, Cátia Rodrigues do 7ºA, Beatriz Pinheiro do 8ºB, Maria Ferreira e Laura Guerreiro do 9ºB; no Ensino Secundário, Liliana Martins do 11ºA, Cremilde Fernandes, Inês Rodrigues e Marta Nunes do 12ºA.

 

2. Palestra "Células Solares"

 

      No dia 16 de janeiro, realizou-se na Biblioteca da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira uma palestra intitulada “Células Solares” proferida pelo Prof. Dr. José António Paixão, docente e investigador do Departamento de Física da FCTUC, dirigida aos alunos do 10º e 11º anos do Curso de Ciências e Tecnologias, em articulação com a disciplina de Física e Química A.

      O professor convidado, depois de uma pequena introdução histórica sobre a origem e evolução das células solares, também chamadas células fotovoltaicas, explicou como eram constituídas, os materiais utilizados, a existência de diferentes gerações, a sua eficiência na utilização e fez uma reflexão sobre o impacto ambiental direto que considerou muito positivo. Foi ainda abordado o impacto ambiental indireto, resultado do processo de fabrico e indicadas as vantagens de ser um produto de grande resistência ao tempo e ao desgaste.

        Ao longo da sessão, os alunos revelaram-se atentos e interessados, participando sempre que oportuno.