No dia 5 de dezembro, o escritor António Mota visitou o Agrupamento e, com a animação que lhe é característica, esteve à conversa com os alunos e professores, espalhando simpatia, palavras sorridentes e mostrando que a vida são histórias que se sucedem continuamente.
De manhã, na Biblioteca da Escola Básica de Alvaiázere, leu, contou histórias e conversou com as crianças do pré-escolar e os alunos do 1º ciclo (1º, 2º e 3º anos) de todo o Agrupamento deliciando-as com poemas e pequenos excertos de livros e deliciando-se com a curiosidade das perguntas, o encanto dos momentos e a satisfação das crianças.
À tarde, na Casa Municipal da Cultura, o encontro reuniu os alunos do 4º, 5º e 6º anos. Aí, o escritor falou da sua escrita, das suas motivações para escrever, dos livros que mais o tocaram e do seu dia a dia – o trabalho de escrever, o contacto com as crianças e jovens das escolas, a sua paixão pelo campo, a sua dedicação à família.
Para animar a sessão, os alunos de 5º e 6º anos que frequentam a Oficina de Teatro, realizaram duas pequenas, mas belíssimas apresentações de textos de livros do convidado que muito agradaram a todos os presentes.
Os alunos dos diversos anos, colocaram ainda bastantes questões a que o escritor António Mota respondeu com atenção e simpatia. Fez ainda um apelo aos jovens para que leiam porque ler é fundamental no mundo de hoje.
De referir ainda o trabalho colaborativo realizado nas diversas turmas entre a BE e as educadoras, os professores do 1º ciclo, os professores de Português do 2º ciclo e da Oficina de Teatro para o sucesso deste encontro, dizer que esta visita só foi possível graças à Editora Leya que facultou a deslocação do autor e agradecer à autarquia a cedência da Casa Municipal da Cultura.