Escola sede

Notícias do Agrupamento

Concurso Técnicos Superiores

Detalhes

Aviso de abertura do procedimento concursal de regularização extraordinária de vínculos precários destinado a Técnicos Superiores

Abertura de procedimento concursal comum, com carácter de urgência, destinado ao preenchimento de um posto de trabalho no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP)

Consulte aviso de abertura aqui

Viagem no espaço

Detalhes

AEA

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira

Numa escola onde tudo acontece …. É possível viajar no espaço! Sim! E a três dimensões…. Entre planetas, astros, galáxias e estrelas….

No passado dia 5 de dezembro, no âmbito de um domínio de autonomia curricular entre as disciplinas de Física e Química e Geografia, os alunos do 7. º ano apresentaram uma exposição cuja temática foi o Sistema Solar à Escala e a Rosa dos Ventos, com trabalhos realizados em casa, com a colaboração dos pais e que se refletiu numa bonita mostra que, mais uma vez, revelou o empenho, interesse e iniciativa dos nossos alunos.

Esta exposição, ainda patente na escola, reforçou, novamente, o elo entre a escola e os pais /comunidade educativa, tendo em conta que foi endereçado um convite aos pais e encarregados de educação para que a visitassem e pudessem assim desfrutar de todos os trabalhos realizados.

Não haja dúvidas: o sucesso dos nossos alunos passa pela colaboração proativa entre docentes, alunos e pais!

Parabéns AEA!

 

Link para o DAC: https://we.tl/t-wYaTJBGhep

 

As Professoras Andreia Rufino e Fátima Ferreira

Cinema Francês

Detalhes

0001

Direitos Humanos

Detalhes

DH

A 10 de dezembro comemorou-se na escola sede do Agrupamento, com o apoio da Câmara Municipal, os 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

           Todos os alunos, do 5. º ao 12. º ano, deram corpo e cor à sigla DUDH que, de forma gigante, foi desenhada no recreio da escola, ao som do Hino da Alegria.

          O impacto visual da sigla, captado por um drone, foi excelente e todos reconheceram, não só a importância de se conhecerem os Direitos Humanos, bem como a necessidade da sua salvaguarda, face à sociedade atualmente conturbada.

           A atividade, pautada pelo espírito colaborativo entre todos os professores e pelo excelente comportamento dos alunos, superou todas as expectativas.

Parabéns AEA!

Um dia “diferente”

Detalhes

Um dia “diferente” no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

A 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência não passou despercebido no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere.

Para termos um dia diferente, mas cheio de surpresas e aprendizagens, tivemos o prazer de conhecer a pintora Maria de Lurdes Oliveira da Sociedade dos Artistas Deficientes Manuais (SADM), representante no nosso país da Associação Pintores com a Boca e os Pés. Esclareceu inúmeras dúvidas aos(às) alunos(as) do 1.º ciclo, 5.º, 7.º e 12.º anos sobre como desempenha as tarefas da sua vida diária. Com o seu encanto natural, e talento, claro!, deixou bem claro que não precisa de mãos para ter uma vida condigna, mas sim de força de vontade e determinação. Só falta conduzir com os pés!

À tarde contámos com a presença de Simão Marques, instrutor de cães de Tobiacão, do Centro de Educação Canina com ATL em Leiria. Trouxe com ele a "Sui", uma cadela alegre e cooperante, para demonstrar as potencialidades dos cães de assistência e ajuda social. Presenteou-nos com um divertido testemunho de como é possível aumentar a autonomia e bem-estar das pessoas com dificuldade física.

Por último, mas não menos importante, foram entregues ao Sr. Simão sacos de ração canina angariados pela turma do 12.º ano.

Respeito pela diferença, inclusão social, altruísmo… foram as palavras na ordem do dia! Sim, somos uma escola inclusiva. É uma das nossas prioridades mobilizar e promover a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas e consciencializarmos a todos(as) dos benefícios da inclusão das pessoas com deficiência.

Reportagens Parlamento dos Jovens

Detalhes

O percurso de três jovens alvaiazerenses na “conquista” da Assembleia da República

Por terras alvaiazerenses, surgem as ideias…

Sendo o nosso primeiro ano, não estávamos muito confiantes, mas, depois de muito pensar, levámos a ideia adiante e com o passar dos dias, alguns elementos da turma manifestaram vontade de participar. Como resultado do nosso trabalho inicial por este projeto surgiram os cartazes publicitários à nossa lista (a lista A) e alusivos ao tema “Salvar os Oceanos” que ficaram expostos pela escola, procedendo-se, após alguns dias, à votação, da qual saímos vencedores .... (ver mais)

   
© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere