Escola sede

Notícias do Agrupamento

Plantação de árvores

Detalhes

Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

Preservação do meio ambiente – Plantação de espécies autóctones

Tal como tem acontecido em anos anteriores, os alunos dos 5.º, 6.º e 8.º anos, durante uma aula de Ciências Naturais, deslocaram-se até a Mata do Carrascal para plantarem mais algumas espécies autóctones, contando para isso com a indispensável colaboração da Engenheira Florestal da CMA, Isabel Pimentel.

Depois duma pequena conversa de sensibilização para a importância da preservação das espécies autóctones e da problemática ambiental, os alunos tiveram oportunidade de plantar mais alguns exemplares, com a escolha a recair novamente no medronheiro, não só por ser uma planta nativa da região mas também pela sua boa adaptação ao local.

Ainda houve tempo para um pouco de diversão no circuito de manutenção e para fazer o percurso pedonal que circunda a Mata, onde puderam comprovar o sucesso das plantações feitas por eles nos anos anteriores.

No regresso à escola, era visível a satisfação dos alunos por terem desfrutado de um ambiente diferente e terem contribuído para a manutenção e preservação deste local de grande valor ambiental e paisagístico.

                                                                                    Professora Celestina Silva

Concurso de Docentes Gr História

Detalhes

Concurso de Docentes GR 400 

7 horas

Nos termos do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho na redação em vigor, encontra-se aberto concurso para a contratação de um docente em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo, para um horário de 7 horas do GR 400 – História nos seguintes termos.

Consulte o aviso de abertura aqui

Consulte a lista ordenada aqui

Ata do Concurso Técnicos Superiores

Detalhes

 

Ata de verificação de candidatos admitidos e não admitidos e aplicação de métodos de seleção de técnico superior para preenchimento de posto de trabalho para a carreira/categoria de técnico superior - psicóloga.

Consulte a ata aqui.

 

Dia Internacional em Memória das vítimas do Holocausto

Detalhes

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel R. Ferreira

Dia Internacional em Memória das vítimas do Holocausto

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se a 27 de janeiro, por ter sido a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Aushwitz, na Polónia.

Por iniciativa da disciplina de História, com a preciosa colaboração da Educação Visual, os alunos de 9º e 12º ano de Humanidades realizaram um cordão humano de proximidade, sendo-lhes lido um texto, no qual se sublinhou o significado da estrela de David – a união - e se recordou o holocausto para que nada de semelhante se repita. A atividade terminou com um minuto de silêncio em memória das vítimas.

No âmbito da História A do 12º ano, os alunos visitaram as turmas do 6º ao 11º ano numa ação de esclarecimento, na qual distribuíram marcadores de livros alusivos ao tema.

Ao longo da semana vão realizar-se apresentações do livro «Diário de Anne Frank» por 2 alunas do 9º ano, destinadas aos alunos do 8º ano, no âmbito da disciplina de Português.

No bloco B está patente a Exposição “Memória das Vítimas do Holocausto” e na biblioteca pode visitar-se uma exposição de livros alusivos ao tema do Holocausto e II Grande Guerra e assistir ao filme “Aristides de Sousa Mendes”.

                                                                                                               Prof. Henrique Lopes

Dia do Agrupamento

Detalhes

Comemoração

Dia do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

e

Cerimónia do Diploma

O Agrupamento, cumprindo o que já se assume como uma dinâmica de rotina no seu plano anual, comemorou, no dia 24 de janeiro, o seu dia, num alargado mapa de atividades dirigido a todos os ciclos de ensino e extensível à participação dos pais e encarregados de educação.

Foram diversas as atividades lúdico-pedagógicas, de acordo com a faixa etária dos alunos. Para os mais pequenos, entretenimentos como a Urgência 112 os Joguinhos, fantoches e outros miminhos, Leituras desenhadas, o Consultório de Saúde Oral, Laboratórios abertos, o Workshop de mindfulness, entre outros. Para o segundo ciclo, houve a Oficina de teatro, música, Vamos dançar!, Karaoke, filmes, atividades com a colaboração dos pais (“Familyart”) e um Quizz. Os mais crescidos, ainda que muitos estivessem a dinamizar atividades conjuntamente com os professores, também se divertiram e aprenderam com os jogos medievais, com as atividades desportivas, com o Karaoke e com o “Quem quer ser sábio”, que já se evidencia como momento de grande entusiasmo. Os alunos do 10º ano do Curso de Línguas e Humanidades proporcionaram ainda uma pequena viagem pela Cidadania e Educação – desde a Antiguidade à atualidade.

À semelhança do ano anterior, o mapa de atividades contou com a colaboração da ACRA que, para além de nos presentear com atividades divertidas, nos permite rever ex-alunos da nossa Escola.

Este foi também o dia escolhido para hastear a bandeira alusiva à distinção do Agrupamento relativamente ao Selo "Escola Saudávelmente - Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão”, atribuído no dia 27 de novembro de 2019, numa pequena cerimónia que contou com os alunos do Clube dos Amigos da Mediação.

Pelas 16h, realizou-se o tradicional mega-lanche partilhado, onde a fartura da mesa se deveu à pronta resposta de toda a comunidade educativa, em ambiente animado pela música proporcionada pela Associação de Pais.

A comemoração terminou com a Cerimónia do Diploma, tendo sido entregues os diplomas e certificados aos alunos que se distinguiram e terminaram o seu percurso neste Agrupamento. Foram chamados ao palco os alunos que se destacaram não só na vertente académica, mas noutras, como na artística, na matemática, na cultural, na desportiva e na da cidadania. Uma festa que encheu a Casa da Cultura de Alvaiázere, animada pelos dotes musicais dos alunos que se prontificaram a colaborar.

Um dia em que o agrupamento se transformou numa sala de aula gigante, de trabalho colaborativo, onde foram lecionados muito conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento, indo ao encontro da flexibilidade curricular e da articulação das aprendizagens.

Um agradecimento a todos os que colaboraram e fizeram deste um dia diferente!

                                                                                                                             A Direção

Um dia “diferente”

Detalhes

Um dia “diferente” no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

A 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência não passou despercebido no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere.

Para termos um dia diferente, mas cheio de surpresas e aprendizagens, tivemos o prazer de conhecer a pintora Maria de Lurdes Oliveira da Sociedade dos Artistas Deficientes Manuais (SADM), representante no nosso país da Associação Pintores com a Boca e os Pés. Esclareceu inúmeras dúvidas aos(às) alunos(as) do 1.º ciclo, 5.º, 7.º e 12.º anos sobre como desempenha as tarefas da sua vida diária. Com o seu encanto natural, e talento, claro!, deixou bem claro que não precisa de mãos para ter uma vida condigna, mas sim de força de vontade e determinação. Só falta conduzir com os pés!

À tarde contámos com a presença de Simão Marques, instrutor de cães de Tobiacão, do Centro de Educação Canina com ATL em Leiria. Trouxe com ele a "Sui", uma cadela alegre e cooperante, para demonstrar as potencialidades dos cães de assistência e ajuda social. Presenteou-nos com um divertido testemunho de como é possível aumentar a autonomia e bem-estar das pessoas com dificuldade física.

Por último, mas não menos importante, foram entregues ao Sr. Simão sacos de ração canina angariados pela turma do 12.º ano.

Respeito pela diferença, inclusão social, altruísmo… foram as palavras na ordem do dia! Sim, somos uma escola inclusiva. É uma das nossas prioridades mobilizar e promover a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas e consciencializarmos a todos(as) dos benefícios da inclusão das pessoas com deficiência.

   
© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere