Biblioteca Escolar

Biblioteca

Programa Cientificamente Provável na "voz" dos alunos

Detalhes

IMG 9725   Cpia Small

No dia 30 de janeiro, a turma do 12°ano teve a oportunidade de participar numa palestra intitulada “A vida começa aqui, mas continua já a seguir: Biologia da Reprodução e das Células Estaminais”, na Biblioteca Escolar, com o Professor Dr. João Ramalho Santos, da Faculdade de Ciências e Tecnolgias da Universidade de Coimbra, investigador em Neurociências.

A atividade foi bastante dinâmica, pois o orador convidado assim a proporcionou e despertou o interesse de todos os alunos envolvidos, na medida em que foram abordados temas que podemos facilmente relacionar com o nosso quotidiano.

No âmbito da disciplina de Biologia, contactamos com problemas e doenças para os quais devemos estar alertados e conscientes e esta atividade permitiu consolidar alguns aspetos já abordados em contexto de aula e outros nossos desconhecidos.

Em suma, o balanço da atividade foi positivo e achamos que se deve continuar a apostar no ensino em parceria com entidades superiores.

                                                                                                                           A turma do 12.ºA

 

Consideramos que o tema abordado pelo professor universitário foi uma excelente escolha devido ao seu grande interesse, tendo permitido aprofundar os conhecimentos já estudados em sala de aula, de uma forma bastante simples e de fácil compreensão.

Uma vez, que o professor universitário estava bastante à vontade com o tema, isso refletiu-se no modo de assimilação e interesse ativo por parte do público presente.

Por isso, concluímos que a palestra " A vida começa aqui, mas continua já a seguir: Biologia da Reprodução e das Células Estaminais" foi muito bem concebida e adequada aos objetivos inicialmente definidos.

                                                                                                                           A turma do 11ºA 

IX Edição das Olimpíadas da Filosofia

Detalhes

Uma Escola Philosophia (Amiga do Saber)

       A 4 de fevereiro realizou-se, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, a nona edição das Olimpíadas da Filosofia, fase de pré-seleção, que se pautou, na generalidade, pela qualidade dos ensaios filosóficos.

       Foram apurados os alunos Tânia Narciso, do 11º A e José Marques, do 10º A e, como 1º suplente, o aluno António Lopes, também do 11º A.

       Os alunos apurados representarão o nosso Agrupamento na IX Edição Nacional destas Olimpíadas, que decorrerá em Coimbra de 6 a 7 de março, num ano muito peculiar, uma vez que as Olimpíadas Internacionais (XVIII Edição) se realizarão, pela primeira vez, na capital portuguesa, de 21 a 24 de maio.

       Parabéns a todos os participantes.

                                                                          O Subdepartamento de Filosofia

Comemoração do Dia da Não Violência Escolar e da Paz

Detalhes

      pomba page 001

        “Ao longo da vida irás encontrar muitos obstáculos… Para os enfrentar não uses a violência como solução.”

          Foi esta, mas poderia ser qualquer outra, uma das frases escritas por um aluno, que se destacou no âmbito da Comemoração do Dia da Não Violência Escolar e da Paz, celebrada no passado dia 30 de janeiro,  em que os alunos dos 1. º, 2. º, 3. º ciclos e secundário, do Agrupamento Escolas de Alvaiázere, refletiram sobre a importância da não violência em contexto escolar e coloriram uma pomba branca, tridimensional, com frases alusivas à temática.

          A indisciplina, que tende a ser crescente um pouco por todas as escolas do país, tem que ser combatida pelos seus protagonistas e esta atividade teve, precisamente, essa finalidade: construir uma escola saudável, em que todos se sintam tranquilos e promovam a amizade, a paz, a cooperação, o companheirismo e a solidariedade.

          Parabéns a todos aqueles que, no seu dia a dia, agem em prol de uma causa tão nobre e essencial à sua construção enquanto Pessoas.

As equipas PES e BE

Dia do Agrupamento com a Biblioteca Escolar

Detalhes

No Dia do Agrupamento, a equipa da Biblioteca Escolar em articulação com o PES levou a efeito um conjunto de atividades destinadas aos alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos que muito agradaram aos pequenos participantes e deram muito prazer a realizar. Foi fundamental o apoio dos alunos e alunos do 11ºA e 11ºB que acompanharam as crianças e participaram na dinamização de algumas atividades.

Assim, na Biblioteca um pai convidado leu animadamente para as crianças do pré-escolar, a história de “O Grufalão”, um monstro ameaçador que nem sempre é tão assustador como parece; na sala ao lado, a turma do 7ºC, apresentou uma pequena dramatização concebida na aula de Cidadania e Desenvolvimento; a seguir “Leituras desenhadas” , para o 1º ciclo, onde se cruzou a leitura, a dança e a pintura, tudo com o objetivo de alertar para a defesa do ambiente e da floresta; e ainda, um Quizz – Quem sabe, sabe!, um ecofilme e muita animação e dança para o 2º ciclo.

No Bloco B, os pequenotes do pré-escolar e do 1º e 2º anos, sempre bem dispostos, curiosos e alegres, realizaram atividades e jogos no âmbito do projeto PES nas salas da Urgência 112, do Consultório de Saúde Oral, de Como estou a crescer! O acompanhamento esteve a cargo da equipa PES, das alunas do 11º ano colaborando com as enfermeiras do UCSP de Alvaiázere, os professores de Educação Física e as técnicas da Clínica Oral Project.

Todos se divertiram, se sentiram felizes e a manhã foi especial. Como sempre, um dia único: o Dia do Agrupamento.

Em janeiro, na Biblioteca

Detalhes

1. Concurso Nacional de Leitura 2019/2020

Na segunda semana de janeiro realizaram-se amis uma vez, nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, as provas da fase escolar do Concurso Nacional de Leitura, 14ª edição, que contou com a participação de cerca de setenta alunos de todos os ciclos de escolaridade.A sua realização resulta de uma parceria entre a Biblioteca Escolar e os professores de Português, com o apoio da coordenadora interconcelhia da RBE e da Diretora da Biblioteca Municipal de Alvaiázere

Foram apurados quatro alunos em cada categoria para representar o Agrupamento de Escolas e o Concelho de Alvaiázere na fase intermunicipal, que a seguir se indicam: 1º ciclo, Francisco Carvalho e Luís Silva do 2ºMM, Ana Sofia Esteves do 3ºB e Jonah Himlin-Harris do 4ºB; 2º ciclo, João Lourenço e Tiago Batista, do 5ºA, Maria Emanuel Dias do 6ºA e Beatriz Simões do 6ºB; 3º ciclo, Cátia Rodrigues do 7ºA, Beatriz Pinheiro do 8ºB, Maria Ferreira e Laura Guerreiro do 9ºB; no Ensino Secundário, Liliana Martins do 11ºA, Cremilde Fernandes, Inês Rodrigues e Marta Nunes do 12ºA.

 

2. Palestra "Células Solares"

 

      No dia 16 de janeiro, realizou-se na Biblioteca da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira uma palestra intitulada “Células Solares” proferida pelo Prof. Dr. José António Paixão, docente e investigador do Departamento de Física da FCTUC, dirigida aos alunos do 10º e 11º anos do Curso de Ciências e Tecnologias, em articulação com a disciplina de Física e Química A.

      O professor convidado, depois de uma pequena introdução histórica sobre a origem e evolução das células solares, também chamadas células fotovoltaicas, explicou como eram constituídas, os materiais utilizados, a existência de diferentes gerações, a sua eficiência na utilização e fez uma reflexão sobre o impacto ambiental direto que considerou muito positivo. Foi ainda abordado o impacto ambiental indireto, resultado do processo de fabrico e indicadas as vantagens de ser um produto de grande resistência ao tempo e ao desgaste.

        Ao longo da sessão, os alunos revelaram-se atentos e interessados, participando sempre que oportuno.

Subcategorias

   
   
   
   

Blog da biblioteca  

   

Bibalv  

   

Facebook BE  

   
© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere