Biblioteca Escolar

MIBE - Vamos imaginar...

Detalhes

"Vamos imaginar" foi o tema escolhido para dinamizar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi, por isso, que as bibliotecas do Agrupamento propuseram diversas atividades onde os alunos puderam aprender,  dar a sua opinião, refletir, criar, imaginar...

1. Era uma vez...

Na Biblioteca da Escola Básica de Alvaiázere, os alunos do 1º ciclo ouviram e refletiram sobre o conto "Fita pente e espelho" de Alice Vieira, falaram das atitudes e sentimentos das personagens e imaginaram o contexto onde decorreu a história . Depois, para poderem recontar em casa a parte que mais gostaram, construíram um fantoche de papel em forma de coelho, mais especificamente, príncipe-coelho. Foi divertido!

2. + fruta + legumes = - obesidade

A Biblioteca Escolar em articulação com PES participou na comemoração do Dia Mundial da Alimentação no Agrupamento, sensibilizando para uma alimentação mais saudável e segura através da apresentação de um painel informativo, disponibilizou alguma fruta fresca na sala dos alunos durante o dia e promoveu uma sessão de sensibilização sobre o tema da segurança alimentar, dinamizada pela nutricionista Dra. Maria Armanda Marques com o apoio da enfermeira Adelaide Santos, técnica da UCC de Alvaiázere, cuja parceria já é habitual.

Na BE, também estiveram os alunos do 6º ano que, na disciplina de Ciências Naturai, realizaram uma pesquisa de receitas variadas e as reescreveram de modo a introduzir alimentos mais saudáveis. E assim imaginaram novas receitas e novos pratos. Quem sabe se um dia serão "chefes" de cozinha famosos?

 2. Vamos formar utilizadores da Biblioteca...

 

Durante o mês de outubro, para os alunos do 5º ano, foi elaborado um pequeno roteiro sobre a organização da BE e utilização dos seus recursos intitulado "Descobrir a Biblioteca", que foi realizado com o apoio dos professores de Português. Além desta atividade, também a turma do 7ºA realizou a atividade "Do papel ao online" onde analisaram diversas fontes de informação e utilizaram os novos recursos tecnológicos existentes na Biblioteca.  

   
   
   
   

Blog da biblioteca  

   

Bibalv  

   

Facebook BE  

   
© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere