Filosofia e Psicologia

Recursos de Filosofia e Psicologia

Detalhes

 Título: Anatomia de Grey (Grey’s Anatomy)

 Produção/criação: Shonda Rhimes

  Intérpretes: Ellen Pompeo, Sandra Oh

   Duração: 43 min cada episódio

  

Cada episódio tem uma história própria que envolve “um grupo de jovens que lutam para ser médicos e de médicos que lutam para continuar humanos”.  

anatomia

Título: Quem quer ser bilionário? (Slumdog Millionaire)

 Realizador: Danny Boyle (2008)

 Intérpretes: Dev Pate, Freida Pinto

 Duração: 120 minutos

 

 As características do argumento deste filme permitem a abordagem de várias temáticas do programa: questões relacionadas com a “Cultura” (padrões culturais, diversidade cultural, socialização, etc.); com várias temáticas das “Relações Interpessoais” (representações sociais, expectativas, preconceito, etc.), com a relação do indivíduo e os seus contextos de existência e com várias temáticas, tais como, a memória, a história de vida, a identidade, etc. 

bilionrio

Título: Erin Brockovich (Erin Brockovich)

 Realizador: Steven Soderbergh (2000)

 Intérpretes: Julia Roberts, David Brisbin

 Duração: 126 min

 

 Este filme é um drama baseado na história verdadeira de Erin Brockovich. Conta as actividades desenvolvidas por esta mulher, mãe de três filhos, que ajudou a revelar e a condenar o envenenamento da água da sua cidade provocado por uma grande companhia americana.

 A forma como decorrem as interacções entre a protagonista e os vários sistemas e actores sociais permitem uma exploração do tema “Eu nos contextos”. 

erin_brockovich1

 Título: Terminal (Terminal)

 Realizador: Steven Spielberg (2003)

 Intérpretes: Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones  

 Duração: 104 min

 

Um golpe de Estado no seu país obriga Viktor Navorski a ficar retido no aeroporto J. F. Kennedy em Nova Iorque.

  A forma como Viktor constrói as relações com os funcionários do terminal, as resistências, os conflitos e também a solidariedade e a cooperação favorecem o desenvolvimento de várias abordagens do tema “Eu e as interacções interpessoais”. As impressões, as expectativas, a normalização, os estereótipos, os preconceitos, a atracção são também possibilidades a explorar.

terminal

Título: Pollock (Pollock)  

 Realizador: Edward Allen Harris (2000)  

Intérpretes: Edward Allen Harris, Marcia Gay Harden

Duração: 122 min

 

 É um filme acerca da vida e da obra do pintor Jackson Pollock (1912-1956) que nos inícios da década de 40 vive com o seu irmão num pequeno apartamento em Nova Iorque.

 O filme proporciona a oportunidade de se acompanhar o processo criativo nas suas diferentes manifestações. Nesse sentido, pode ser explorado em vários momentos do programa: o pensamento/imaginação, por exemplo, e também as questões relacionadas com a identidade, o papel da história de vida, a intimidade…

pollock1

Título: Descobrir Forrester (Finding Forrester)

 Realizador: Gus Van Sant (2000)

Intérpretes: Sean Connery, F. Murray Abraham  

Duração: 135 min

 

Jamal Wallace é um negro norte-americano de 16 anos que é um excelente jogador de basquetebol e frequenta uma escola dos subúrbios. Tem grande talento para escrever mas prefere ser reconhecido socialmente como bom jogador.

 Este filme retrata o desenvolvimento contraditório de sentimentos de amizade e confiança, escolha, esforço, auto-realização. Pode ser, portanto, explorado a propósito da leccionação de vários temas: as expectativas, as representações sociais, os estereótipos, o conflito, a criatividade, esforço de realização, intencionalidade e outros.

forrester

Título: Chocolate (Chocolate)

Realizador: Lasse Hallström (2000)

Intérpretes: Juliette Binoche, Alfred Molina 

Duração: 121 min

 

 O filme conta a história de uma mulher que com a sua filha de 16 anos se tenta adaptar a uma pequena cidade na França, chamada Lansquenet-sous-Tannes (fictícia).

 São vários os temas que se podem aplicar as várias situações proporcionadas pelo filme: o efeito das primeiras impressões, o preconceito, as relações de intimidade (amor e amizade), etc.

chocolate

Título: Billy Elliot (Billy Elliot)

Realizador: Stephen Daldry (2000)

Intérpretes: Julie Walters, Jamie Bell

Duração: 111 min

 

O filme conta a história de um rapaz de 11 anos que vive em Durham, uma pequena cidade inglesa, onde o principal meio de sustento é o trabalho nas minas da cidade.

O filme permite várias abordagens ao longo do programa em torno de temas como: o conformismo, o preconceito, a identidade pessoal, a motivação, entre outros. Merece especial atenção o preconceito relativamente à actividade de bailarino ser encarada como menos masculina. Será interessante avaliar se nos nossos dias, na sociedade portuguesa, o preconceito se mantém.

billy_elliot

Título: Mentes Perigosas (Dangerous Minds)

Realizador: John N. Smith (1995)  

Intérpretes: Michelle Pfeiffer, George Dzundza  

Duração: 97 min

 

Neste filme uma professora de Inglês, ex-Marine, vai leccionar para uma escola de um bairro problemático em que os adolescentes reagem negativamente à escola: aceitam o insucesso como forma de vida.

 A forma como o processo de socialização dos alunos se desenvolve, o modo como atitudes e comportamentos se modificam constituem assuntos que podem ser abordados em várias rubricas: as expectativas, as impressões, e outros itens.

mentes

Título: O Bom Rebelde (Good Will Hunting)

Realizador: Gus Van Sant (2000)

Intérpretes: Robin Williams, Matt Damon

Duração: 126 min

 

Will Hunting um jovem órfão muito inteligente e excepcionalmente dotado na área das ciências exactas e faz limpezas no Massachusets Institute of Technology. Um dos professores procura ajudá-lo a sair da marginalidade e a desenvolver as suas capacidades. O filme desenvolve-se em torno dos múltiplos conflitos: consigo próprio, com o psicanalista, com o seu passado, com Skylar.  

As grandes dificuldades na dimensão emocional apresentadas por Hunting que tem uma inteligência superior possibilitam o desenvolvimento e debate sobre a relação entre a razão e a emoção.

Pode também ser explorado no âmbito da leccionação das psicoterapias.

rebelde

Título: Encontro de Irmãos (Rain Man)  

Realizador: Barry Levinson (1988)  

Intérpretes: Tom Cruise, Dustin Hoffman

Duração: 128 min

   

Neste filme, Charlie Babbitt, após a morte do pai, toma conhecimento da existência de um irmão mais velho, Raymond. Raymond é autista e está internado numa instituição.

O filme pode ser explorado no tema “Cérebro” para mostrar a relação entre a sua constituição e funcionamento com o comportamento. Por outro lado, mostra que a inteligência humana assume diferentes e variadas formas.

irmaos

Título: Filadélfia (Philadelphia) 

Realizador: Jonathan Demme (1993)

Intérpretes: Tom Hanks, Denzel Washington

Duração: 125 min

 

Andrew Beckett é um advogado talentoso e bem-sucedido. Quando se sabe que contraiu SIDA é despedido. Não se conforma e resolve pôr em tribunal a empresa onde trabalhava.

 Este filme pode ser relacionado com os processos de discriminação, o preconceito face à diferença (racismo) e o que resulta do medo e do desconhecimento (da sida, por exemplo). As duas expressões de discriminação podem motivar um debate sobre a formação dos preconceitos, a sua evolução para a discriminação e as possíveis formas de os superar.

filadelfia

Título: América Proibida (American History X)  

Realizador: Tony Kaye (1998)

 Intérpretes: Edward Norton, Edward Furlong  

Duração: 114 min

 

Danny Vinyard é um adolescente muito influenciado pelo irmão mais velho Derek que é racista. O seu racismo aumenta com a morte do pai por um grupo de negros.

A disseminação de ideias e movimentos de carácter nazi na América multirracial contemporânea permite o desenvolvimento das questões relacionadas com o preconceito, a discriminação e a violência racista.

amrica

Título: A Ciência dos Bebés (Science of Babies)

Realizador: Peter Yost (2007)

Duração: 50 min

 

A Ciência dos Bebés é um documentário da National Geographic que mostra a evolução desde o primeiro momento de vida até aos 12 meses. É possível acompanhar o desenvolvimento das capacidades do ser humano na sua relação com o meio ambiente e com os outros: o desenvolvimento dos sentidos, a observação das formas, cores e sons que os rodeiam, a evolução psicomotora.

 Este documentário pode ser explorado nos temas “Genética” e “Cérebro”, sendo retomada a sua análise aquando da leccionação das relações precoces.

bebs

Título: Sybil (Sybil)  

Realizador: Daniel Petrie (1976)

Intérpretes: Sally Field, Joanne Woodward

Duração: 125 min 

 

O filme conta a história verdadeira de Sybil que sofre de várias perturbações, entre as quais graves perdas de memória e ansiedade social. Para além disso, apresenta 16 personalidades diferentes, constituindo o caso mais famoso de personalidade múltipla.

O visionamento do filme pode remeter para algumas concepções sobre o psiquismo, designadamente a perspectiva psicanalítica. A aplicação de várias técnicas terapêuticas pode dar aos alunos a perspectiva da complexidade de algumas perturbações psicológicas.

sybil

   
© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere