Biblioteca Escolar

A Semana da Leitura 2020 possível...

Detalhes

A Semana da Leitura realizou-se de 9 a 13 de março e foram apresentadas apenas algumas das iniciativas previstas devido às restrições de participação em eventos com público presente.

Na escola sede, estacamos, o Concurso de Declamação de Poesia com a participação de turmas de todos os ciclos, as atividades das turmas do 11ºA e 10ºA no âmbito das disciplinas de Português e História A, abordando Camilo Castelo Branco e a sua obra e os escritores e pensadores humanistas, respetivamente.

A leitura esteve também presente na voz de pais da turma do 5ºA e 6ºB e proporcionou um momento diferente e participado por todos os presentes.

A campanha “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?” decorreu sobretudo no 2º ciclo onde as turmas apelaram ao voto nos livros. “A fada Oriana”, “Diário de um banana: A última gota”, “Ali Babá e os quarenta ladrões”. No 3º ciclo, o livro publicitado foi “O diário de Anne Frank” e no Ensino Secundário foi realizado um podcast sobre o livro: “Mil vezes adeus”.

Ainda, a referir a exposição “Ser mulher, escritora… antes e depois”, o painel “Ler no feminino” com sugestões de autoras e livros da atualidade e, ainda, o Concurso de Fotografia que proporcionou uma pequena viagem pela imaginação de “Ler em qualquer lugar”.

Na Escola Básica de Alvaiázere, todas as turmas participaram na Semana da Leitura com animação e empenho, quer na sala de aula, onde os alunos do 1º ciclo analisaram e apreciaram a obra “Coração de Mãe” de Isabel Minhós Martins, quer na Biblioteca Escolar onde leram e ilustraram o livro “Os Ovos Misteriosos” de Luísa Ducla Soares. As crianças do pré-escolar também comemoraram a leitura com a história "Adivinha quanto eu gosto de ti".

Como habitualmente, na tarde de 4ª feira, realizou-se o Concurso de Declamação de Poesia onde as turmas apresentaram os poemas selecionados e preparados na aula para a sessão.

Ao longo da semana, os pais também contribuíram para a festa da leitura, lendo nas diversas turmas bonitas histórias.

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.

 

   
   
   
   

Blog da biblioteca  

   

Bibalv  

   

Facebook BE  

   
© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere