Um dia “diferente”

Detalhes

Um dia “diferente” no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

A 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência não passou despercebido no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere.

Para termos um dia diferente, mas cheio de surpresas e aprendizagens, tivemos o prazer de conhecer a pintora Maria de Lurdes Oliveira da Sociedade dos Artistas Deficientes Manuais (SADM), representante no nosso país da Associação Pintores com a Boca e os Pés. Esclareceu inúmeras dúvidas aos(às) alunos(as) do 1.º ciclo, 5.º, 7.º e 12.º anos sobre como desempenha as tarefas da sua vida diária. Com o seu encanto natural, e talento, claro!, deixou bem claro que não precisa de mãos para ter uma vida condigna, mas sim de força de vontade e determinação. Só falta conduzir com os pés!

À tarde contámos com a presença de Simão Marques, instrutor de cães de Tobiacão, do Centro de Educação Canina com ATL em Leiria. Trouxe com ele a "Sui", uma cadela alegre e cooperante, para demonstrar as potencialidades dos cães de assistência e ajuda social. Presenteou-nos com um divertido testemunho de como é possível aumentar a autonomia e bem-estar das pessoas com dificuldade física.

Por último, mas não menos importante, foram entregues ao Sr. Simão sacos de ração canina angariados pela turma do 12.º ano.

Respeito pela diferença, inclusão social, altruísmo… foram as palavras na ordem do dia! Sim, somos uma escola inclusiva. É uma das nossas prioridades mobilizar e promover a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas e consciencializarmos a todos(as) dos benefícios da inclusão das pessoas com deficiência.

   
© Agrupamento de Escolas de Alvaiázere